Independente do segmento de atuação, quando falamos em proteção, a primeira preocupação é sobre os riscos aos quais seu patrimônio está exposto. Porém, também é importante lembrar dos danos que sua atividade pode causar

É especialmente para estes casos que os Seguros de Responsabilidade Civil – ou apenas Seguros RC – foram criados. Tanto para empresas quanto para profissionais, eles garantem o cumprimento das obrigações decorrentes de danos materiais, financeiros e/ou corporais que podem causar a terceiros, no exercício de suas atividades ou em razão dos seus produtos.

Logo, o Seguro RC se aplica para ocorrências de cunho civil causados a terceiros, porém de causa involuntária seja por negligência, omissão ou imprudência.

Por que é tão importante se proteger contra danos a terceiros?

Na medida em que as atividades econômicas foram se regularizando, as leis também se tornaram mais abrangentes, principalmente no que diz respeito a responsabilidade. Vemos isso nas leis trabalhistas, leis ambientais, e também no Código de Defesa do Consumidor.

Enquanto as pessoas também têm maior conhecimento de seus direitos, empresas e profissionais precisam estar preparados para se defender e assumir reclamações. 

Hoje, o assunto que mais demanda o judiciário são as ações trabalhistas e as de natureza civil (contratos, obrigações e indenizações). A maioria dos conflitos, de acordo com o levantamento Justiça em Números, são de cunho trabalhista (35,82%), enquanto questões de cunho civil, que incluem obrigações, contratos e indenizações, aparecem em seguida (34,01%). Em terceiro estão as ações de Direito do Consumidor (10,88%).

Os Seguros de Responsabilidade Civil abrangem diversas modalidades, em diferentes ramos de atuação. Contar com uma consultoria especializada para encontrar as melhores coberturas é fundamental para uma proteção completa. Entenda um pouco mais:

Por que o Seguro RC é indispensável para profissionais e empresas

  1. Proteção para clientes

Um bom exemplo para prestadores de serviços, que são regulados pelo Código de Defesa do Consumidor, o qual prevê a responsabilização objetiva. Ou seja, não é necessário comprovar a culpa da empresa para que ela seja obrigada a indenizar um cliente que sofreu um prejuízo.

  1. Proteção para trabalhadores

De acordo com a Previdência, o Brasil gasta R$ 1 a cada 7 minutos com despesas relacionadas a acidentes de trabalho. Entendendo isso, existem diversos seguros específicos para cobrir indenizações relacionadas a danos aos colaboradores. 

  1. Cobertura com custos jurídicos

Especialmente para profissionais liberais, quando a responsabilidade é subjetiva, ou seja, depende da comprovação da culpa, é necessária a defesa. Os custos para litigar judicialmente envolvem: custas judiciais e extrajudiciais, honorários advocatícios, perícias, multas e encargos legais na condenação, entre outros. Grande parte que pode contar com cobertura.

  1. Reputação da empresa ou profissional

O diferencial de ter o seguro de responsabilidade civil é poder atender prontamente as determinações de pagamento de indenizações sem impactar o orçamento do negócio. Também é uma forma de proteger seus interesses e dar suporte aos seus clientes demonstrando comprometimento com a qualidade dos serviços prestados, colocando-se à disposição para reparar qualquer dano de forma responsável e ética.

Encontre o Seguro de Responsabilidade Civil ideal para você

Na Unnity Seguros você tem uma equipe de especialistas preparada para avaliar seus riscos e entender as necessidades do seu negócio. Entre em contato.

Posts recomendados

Ainda não há comentários, adicione no formulário abaixo.


Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *